São José da Vitória – Nota de Repúdio 'CONTRA A VIOLÊNCIA E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA' da Prefeitura Municipal de São José da Vitória

 A Prefeitura Municipal de São José da Vitória vem a público externar sua solidariedade ao Centro Ilê Axê Arôbôalê e ao pai Issac de Arôbôalê e também diretor de Cultura do município. No último dia 11 de Outubro ele teria sido brutalmente agredido na sede do centro, em um ato de natureza criminosa e fruto de mais uma intolerância religiosa. 

A constituição da república federativa do Brasil em seu artigo 5º, inciso VI, preceitua que é inviolável a liberdade da consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma de lei e proteção aos locais de cultos e suas liturgias. 
Todas as pessoas e suas respectivas religiões merecem proteção e respeito. É fundamental resguardar as liberdades de cada indivíduo, inclusive com relação as diferenças humanas de consciência e crença, e combater a disseminação do ódio entre as pessoas, fundado em intolerância religiosa. 
Expedientes desta natureza distorcem a importância histórica e cultural das religiosidades negras, dos Babalorixás e Lalorixás, considerado guardiões da memória de povos africanos escravizados no Brasil e que muito contribuíram para a formação social, histórica e cultural deste país. 
O fato ocorrido com o PAI ISSAC, são indicativos de que a intolerância religiosa deve ser combatida de forma veemente e eficaz pelas autoridades.  A construção de uma sociedade livre, justa e republicana pressupõe o reconhecimento da legitimidade de todas as religiões, o respeito a liberdade religiosa do cidadão e das religiões. 
Repudiamos todo tipo de hostilização, perseguição, preconceito e discriminação.  A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA  fica à disposição da vítima de mais essa barbárie, para cobrar e exigir providências para que esse episódio seja exemplarmente elucidado formando uma pedagogia social que fatos como esse não se repitam em nosso município. 

Posts Relacionados

Imagem de Destaque do Post
Buerarema – Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF realiza palestras nas unidades de saúde

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF abraçou essa causa e está realizando palestras nas unidades de saúde do município de Buerarema durante este mês de Agosto, com muitas dicas interessantes, com participação da Equipe de cada undiade.  No Agosto Dourado, a comemoração é diferente e envolve todas as pessoas, de um […]

Imagem de Destaque do Post
São José da Vitória – Prefeitura Municipal paga a maior prêmiação da região pelas equipes finalistas do Campeonato Municipal de Futebol amador

A Prefeitura Municipal de São José da Vitória através da Secretaria de Esportes – Sec. Mateus Melo, realizou o CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2018. O seu início foi no mês de Abril e movimentou atletas da cidade sendo eles da zona rural e urbana.  O Prefeito Jeová Nunes e toda equipe do governo da Humildade […]