Itabuna – Auto Escola Jaçanã “Veja aqui algumas dicas importantes para condutores de veículos”

A AUTO ESCOLA JAÇANÃ formou no município de Itabuna, Buerarema e região,  diversos condutores de veículos e motos. Sempre com uma equipe de profissionais altamente gabaritados e preparados, levou QUALIDADE, SEGURANÇA E EFICIÊNCIA a todos os seus alunos. 
Os seus diretores e representantes, aproveitam para desejar a BUERAREMA neste mês especial em que o município completa mais um ano de emancipação política, muita prosperidade e desenvolvimento, e que nossos condutores sejam sempre um exemplo no trânsito brasileiro. 
Agora a AUTO ESCOLA JAÇANÃ dará algumas dicas importantes para todos os condutores, confira tudo logo abaixo em NOTÍCIA COMPLETA: 
Você sabia que a falta de manutenção no veículo pode aumentar em até 30% o risco de acidentes? Por isso, cuide bem do seu carro ou motocicleta. Realize revisões frequentes e fique sempre de olho em itens como os faróis e pneus, não abasteça se o combustível não tiver qualidade comprovada e mantenha a limpeza em dia. Não basta apenas conduzir, tem que cuidar!

Quatro dicas para a substituição dos pneus do seu carro

1.Como saber se já é hora de substituir os pneus?
Pneus desgastados, que apresentem bolhas ou outras avarias devem ser substituídos para segurança do motorista. No Brasil, a resolução n° 558/80 do CONTRAN em seu artigo 4, proíbe a circulação de veículos com um pneu com sulcos com profundidade inferior a 1,6 milímetros ou que tenha atingido seu indicador de desgaste máximo, ficando o condutor sujeito às punições de lei. Na dúvida, busque ajuda de profissional.
2.Posso utilizar pneus diferentes dos originais de fábrica?
Como regra geral é aconselhável utilizar pneus da mesma marca e modelo. Eles foram escolhidos como equipamento original, pois auxiliam o veículo a entregar o seu melhor desempenho. É como um par de que se adapta perfeitamente ao pé e ao estilo de pisada de um atleta. Os motoristas devem evitar ao máximo utilizar bandas de rodagem com desenhos distintos ou medidas diferentes. Obviamente, os poucos veículos que empregam pneus diferentes no eixo traseiro e eixo dianteiro não obedecem a essa regra.
“O uso de pneus idênticos em todas as posições garante o melhor controle e estabilidade. Vale lembrar ainda que pneus runflat também não podem rodar em parceria com modelos comuns”, alerta Rafael Astolfi, lembrando que cada pneu tem suas próprias características e entregam níveis de performance distintos. “Isso fica evidente em testes comparativos de desempenho em diversos aspectos, tais como conforto, frenagem e dirigibilidade no seco e no molhado”, pondera.
3.Trocar apenas dois ou quatro pneus?
Infelizmente, nem sempre acontece de os quatro pneus chegarem ao fim de sua vida útil ao mesmo tempo. Às vezes, variáveis como problemas na geometria da suspensão do veículo, o uso de medidas diferentes em cada eixo, a falta de manutenção e o estilo de direção conspiram para que isso não aconteça.
Os motoristas são, então, forçados a adquirir um jogo de quatro pneus novos ou um par para substituição. Enquanto trocar os quatro pneus ao mesmo tempo é melhor para manter a dirigibilidade equilibrada, trocar apenas dois pneus ajuda a poupar um bom dinheiro.
“Ao optar por trocar apenas dois pneus, eles sempre devem ser montados no eixo traseiro, responsável pela estabilidade. Pneus gastos na traseira oferecem menor tração e resistência à aquaplanagem. Isso pode resultar em perda de aderência em pista molhada, fazendo o veículo sambar de um lado para o outro sem controle”, explica Rafael Astolfi.
4.Como escolher um pneu para reposição?
É uma boa prática manter a mesma marca, modelo e medida do pneu original do veículo. Isso garante que o seu comportamento e desempenho fiquem dentro do que foi projetado pelo fabricante. Mas, por preferências pessoais de desempenho e dirigibilidade, no momento da substituição muitos consumidores optam por pneus de outra marca ou modelo. Nesse caso, é essencial que ele leve em consideração as demandas e o tipo de aplicação, respeitando a regra de colocação de pneus iguais no mesmo eixo do automóvel. E não apenas de modelos iguais, mas com as mesmas condições de desgaste. Não se pode misturar pneus novos e usados em um mesmo eixo.
“É fundamental respeitar a medida e os índices de carga e velocidade demandadas pelo veículo, optando por pneus com índices iguais ou superiores aos originais. A legislação brasileira não permite alteração do diâmetro total do pneu e, por isso, é preciso atentar a esse detalhe no momento da troca”, conclui Astolfi.
Um exemplo prático: se você tem um carro que utiliza pneus com aro 14 e deseja substituí-los por modelos aro 16, o diâmetro externo total do pneu deve ser rigorosamente o mesmo, de acordo com a Resolução nº 292/2008 do CONTRAN, em seu artigo 8º.
Álcool e direção não combinam, garanta a sua volta para casa com segurança, tem sempre alguém esperando por você. 

Dicas para viajar de carro com os filhos

1 – Prepare-se
Faça uma lista com tudo o que você pode precisar no caminho. Isso inclui água, alimentos e fraldas limpas, mas também trocador portátil, sacos plásticos para se desfazer do lixo, produtos de higiene, repelentes, filtro solar e remédios. Lembre-se que tudo isso precisa estar à mão! Vale a pena pensar em maneiras de deixar a criança o mais confortável possível, evitando que o sol bata em seu rosto e levando cobertor e travesseiro.
2 – Planeje
Pense bem no percurso que será feito e se planeje. Não faça as malas de última hora e garanta que tudo o que você precisa para a viagem e o caminho em si foi colocado na bagagem. Tente também viajar em um horário em que seu filho esteja acostumado a dormir ou cochilar. Ao alugar um veículo, a Hertz sugere optar por um modelo que comportará a família com conforto, incluindo um porta-malas com capacidade para todos os itens dos viajantes.
3 – Pense nos recursos que podem te ajudar
As crianças precisam ter a cadeirinha apropriada para a sua idade e peso, que devem ser instaladas sempre no banco de trás. Crianças de até um ano devem utilizar o bebê conforto voltado para trás (nesse caso, é possível instalar um espelho no banco para ver o rosto do bebê); entre 1 e 4 anos, é necessário usar a cadeirinha virada para frente; dos 4 ao 7, é obrigatório o uso de um assento de elevação. Outros recursos interessantes são os suportes para pescoço e protetores de cinto de segurança. Além disso, é possível proteger o rosto do bebê com um tapa-sol com ventosa.
4 – Segurança em primeiro lugar
As crianças precisam do assento infantil para andar de carro, e isso não muda na estrada. Nada de deixar que ela se deite para dormir mais confortavelmente ou de trocar a fralda e amamentar com o carro em movimento. Além disso, quem se dedica a cuidar dos pequenos não pode dirigir. O motorista deve ficar atento à estrada e deixar que outra pessoa dê atenção aos viajantes mirins no banco de trás.
5 – Entenda o ritmo do pequeno viajante
É inocência pensar que todos os membros da família estarão preparados para passar o mesmo período dentro do carro. É importante fazer paradas estratégicas a cada duas ou três horas para que todos estiquem as pernas e usem o banheiro. O ritmo das crianças é diferente dos adultos, por isso lembre-se de ser compreensivo e paciente.
6 – Divirta-se
Dentro do carro, os pequenos podem se entediar fácil, mas você pode evitar isso. Livros de história e passatempo são a opção mais comum, mas também é interessante preparar uma playlist com músicas que eles gostam, levar algum tipo de videogame portátil e fazer jogos das antigas – procurar formas em nuvens, brincar de “continue a história” ou criar brincadeiras com os carros que passam. Seja criativo e boa viagem!

VEJA IMAGENS AQUI


Posts Relacionados

Imagem de Destaque do Post
Itabuna – Topada Calçados 'Incríveis novidades para a melhor estação do ano' Venha conferir !!!

A TOPADA CALÇADOS de Itabuna convida você para conhecer as novidades em calçados para este final de ano! São vários lançamentos onde você irá desfilar a moda nos principais eventos da região.  Na TOPADA CALÇADOS você tem sempre o melhor atendimento com a certeza absoluta de comprar Calçados com o selo de garantia em qualidade […]