03 de outubro de 2018

Brasil – Imprensa internacional destaca cerimônia de abertura da Olimpíada

O “Washington Post” diz em sua chamada que o “Rio traz seu estilo sambista à cerimônia de abertura da Olimpíada de Verão”. O jornal lembra das dificuldades e más notícias nas preparações para os Jogos, mas conclui que “por uma noite, ao menos, o Rio de Janeiro expôs o que faz de melhor. Este é um país especialista em folia, que todos os anos enche suas ruas com uma alegria inebriada, dançarina de quem beija estranhos no Carnaval. A batida do samba, as plumas e lantejoulas, as modelos e atletas: os brasileiros se prepararam para a cerimônia de abertura durante anos”.
O “New York Times” narrou a cerimônia de abertura em tempo real, através de seus enviados especiais ao Rio e espaço para comentários, inclusive com alguns brasileiros explicando a leitores de outros países o contexto de alguns trechos e homenagens.
O texto do jornal sobre a cerimônia, assinado por Simon Romero, afirma que “a cerimônia de abertura dos Jogos disfarçou feridas brasileiras por algumas horas e deixou o país celebrar sua história”. Escreve também que “se há uma nação que precisa de um espetáculo inspirador neste momento, mesmo em forma de um exercício de relações públicas, é o Brasil”. Romero cita que o Brasil é o primeiro país sul-americano a receber a Olimpíada, em uma surpreendente combinação de turbulência política e instabilidade econômica – sem se esquecer de citar a epidemia do vírus da zika, das águas poluídas e dos cortes no orçamento “tão profundos que as operações básicas tornaram-se tensas”.
O correspondente do “New York Times” citou Alberto Santos Dumont como “o aristocrata bon vivant que brasileiros creditam ter inventado o avião” e elogiou o “orçamento-consciente” da cerimônia – que mesmo assim foi de “bom gosto” e “deslumbrante”. Ele fez um contraponto com as cerimônias dos Jogos de Verão de Perquim (2008) e de Inverno de Sochi (2014), que China e Rússia usaram como uma “demonstração de força”.

Posts Relacionados

Imagem de Destaque do Post
Buerarema – BUERA FOLIA: Fique por dentro de como foi a 3ª NOITE DE FESTA “CONFIRA OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA SEGUNDA DIA 17”

O BUERA FOLIA ano 10 da cidade de Buerarema superou todas as expectativas e bateu record de público já mais visto em todas as edições de seu aniversário. A Prefeitura Municipal de Buerarema  -GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO programou uma super grade musical com a presença da maior revelação baiana ‘DEVINHO NOVAIS’.  Também se apresentou SINHO FERRARY […]

Imagem de Destaque do Post
Buerarema – BUERA FOLIA: Fique por dentro de como foi a 2ª NOITE DE FESTA “CONFIRA OS PRINCIPAIS MOMENTOS DO DOMINGO DIA 16”

A cidade de Buerarema recebeu um grande público durante a noite de Domingo (16) para o segundo dia do BUERA FOLIA ano 10, onde bandas destaques no estado Bahia e do Brasil se apresentaram e mostraram porque fazem parte do melhor no estilo axé music. BABADO NOVO, VINGADORA, TAINE E TAINÁ levantaram o público e […]