NEWS

Post Top Ad



8 de março de 2017

Buerarema - Recém graduada no curso de direito "Professora Caliane" fala da importância da graduação para os negros

Ex Professora do município de Buerarema, hoje técnica Judiciária do Tribunal de Justiça da Bahia, professora CALIANE, como é carinhosamente conhecida, conclama a população NEGRA a buscarem sua formação e especialização, cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho e, ocupar o seu espaço na sociedade.

Segundo ela, apesar de está muito feliz por graduar-se em Direito, se ressente de todas as espécies de dificuldades enfrentadas por um negro e de origem humilde numa faculdade, embora no seu caso, numa condição melhor, e num curso ainda tão elitizado e com poucos negros estudando. 

Em entrevista a nossa redação ela CALIANE relata - "As vezes sentia uma profunda solidão, era como se aquele mundo fosse estranho, mas logo me fiz entender que aquele não era um mundo estranho e que eu, assim como tantos outros negros fazemos parte dele, portanto devemos buscar ocupar nossos espaços, o que por muitos séculos nos fora negado.

Infelizmente a população negra ainda não ocupou os devidos espaços em igualdade de condições com os brancos, e isso não mais se justifica nos tempos atuais onde a sociedade deve caminhar para ser a mais democrática e igualitária possível. 

Antes, já tinha iniciado outras graduações e devido as dificuldades financeiras e de outras ordens nunca concluíra, mas no curso de Direito, enfrentei com mais garra e determinação por entender que antes de tudo a minha graduação serviria para inspirar outras pessoas negras e também de origem humilde, lhes fazendo entender que não somos inferiores e, portanto podemos e devemos buscar nossa formação e apropriação do conhecimento em qualquer área ou campo da ciência. 

"SE ESSE TÍTULO SERVIR PARA INSPIRAR E MOTIVAR OUTRAS PESSOAS QUE VIVEM EM CONDIÇÕES AINDA SUBALTERNAS E SUBJUGADAS PELA ORIGEM E COR, TENHO CERTEZA QUE JÁ ALCANCEI O MAIOR DENTRE OS MÉRITOS".

Conclui afirmando que se sentirá muito feliz quando voltar a faculdade um dia, quem sabe na condição de professora, se encontrar uma sala mais igual, onde o negro se sinta parte parte integrada daquele ambiente como deveria ser atualmente e, infelizmente, ainda não é. 

NEGROS AVANTE, POIS A LUTA AINDA É MUITO ÁRDUA!!!

VEJAM IMAGENS AQUI










PARABÉNS CALIANE - VOCÊ VENCEU !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad