NEWS

Post Top Ad



10 de março de 2016

Brasil - Pedra no rim pode levar à morte!!! Veja 7 dicas para se prevenir



O nefrologista e coordenador de transplantes renais do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, Diogo Medeiros, e a coordenadora do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de Julho, Maria Alice Barcelos, listaram os principais cuidados relacionados a hábitos do dia a dia que podem evitar as pedras no rim. Veja a seguir:

1. Beber muita água

A ingestão de líquidos é importante porque ajuda a eliminar as toxinas do corpo, previne a formação de cálculos e o aparecimento de infecções urinárias.

 2. Manter uma dieta equilibrada

Comer bastante frutas, verduras e legumes — alimentos leves que têm fibras e bastante água em sua composição — é essencial. Além disso, deve-se evitar o consumo excessivo de sal, gorduras, doces e carnes vermelhas.
3. Checar regularmente a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue

Se um desses fatores estiver alterado, pode significar que algo não está funcionando como deveria no organismo. Nesses casos, deve-se procurar um médico o mais rápido possível.

4. Fazer atividades físicas

Praticar exercícios regularmente é um hábito importantíssimo na prevenção dos cálculos renais. Independentemente da atividade escolhida — que pode ser desde uma caminhada a até mesmo um treino forte na academia —, deve-se ter sempre uma garrafa de água por perto. Isso porque o esforço físico normalmente implica perda de líquidos, que devem ser repostos para evitar a desidratação.

5. Evitar o uso excessivo de medicamentosCuidado com a ingestão de remédios sem prescrição médica. Substâncias como anti-inflamatórios e analgésicos podem sobrecarregar os rins.

6. Não fumar, nem ingerir bebidas alcoólicas

Esses hábitos, se realizados em excesso, não apenas deixam de contribuir com a prevenção das doenças renais, como também podem afetar o funcionamento do órgão.

7. Não se esquecer dos exames de rotina

Testes de urina e os que dosam o nível de creatinina no sangue devem ser realizados periodicamente. São eles os responsáveis por detectar alguma alteração no funcionamento dos rins, o que, se ocorrer precocemente, pode ser tratado com maior facilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad